As novas aventuras do perfeito idiota brasileiro

Abriu o jornal no café da manhã e consultou o valor das ações da Petrobrás. Não entendeu. Aquilo certamente era passageiro, afinal não havia a Independência Energética? Não havia o pré-sal? O Brasil-opep? Aquelas ações dariam retorno bárbaro, era óbvio. Pensou em comprar mais algumas e juntar algumas empresas de energia também, afinal, com todo mundo só falando em racionamento, chuvas, quem tivesse energia para vender, com certeza faria um bom lucro.

Durante o dia teve várias comprovações de que aquela inflação toda de que falavam tanto nos jornais, no teto da meta, ameaçando furá-lo, era papo de economista aloprado. Exemplo, no seu saldo do FGTS a correção era bem menor que a aquela tal inflação galopante. Fez a declaração de imposto de renda e também aí a inflação não correspondia, pelo menos não na tabela de descontos.  Pagou a passagem de ônibus e ela continuava a mesma do ano passado. Pagou gasolina na bomba e ela também havia subido só um pouquinho. Nosso herói, sabiamente, conclui que a inflação dos jornais é coisa de ativista. Um pensamento fugidio lhe ocorreu, de que talvez o preço da gasolina tivesse algo que ver com a cotação das ações daquela empresa, mas logo lhe escapou. Claro que não.

Depois de tentar comprar uma passagem para um jogo da copa com menos de novecentos e noventa e nove reais, o dia de nosso cidadão exemplar termina com seu retorno exitoso para casa, após a chuvarada do final da tarde, que, se não suficiente para encher os reservatórios, foi suficiente para apagar todos os semáforos no seu caminho.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s