Tá lá um corpo esticado no chão – Mais Giacometti

This slideshow requires JavaScript.

Giacometti. A elegância do fino, do esguio. Suas figuras são esbeltíssimas, desfiguradas, anoréxicas, pontiagudas, quase bidimensionais. Como se ele pintasse esculpindo. Magérrimos personagens, sempre com aspecto de inacabados. Em contraste com a busca da perfeição das formas que vemos em outros mestres do bronze, Giacometti parece sempre querer chocar pela penúria, pela carência que suas figuras suscitam. Se você for ver a exposição na Pinacoteca de São Paulo, aproveite e suba ao segundo andar e veja as obras de Rodin, de Brecheret, e compare.
Em recente passagem por Zurique, na Suíça, tive o privilegio de ver muito de Giacometti na Kunsthaus de Zürich. O artista é um dos orgulhos do país, e várias salas do museu são dedicadas às suas figuras e quadros. Impecável como um chocolate bem feito.
A exposição na Pinacoteca recai preponderantemente sobre o Giacometti escultor. Os quadros dele são também interessantes e suas obras que fugiram da idéia fixa dos esqueléticos personagens também merecem mais atenção. O Homem na carroça, as gaiolas e o cachorro, e acima de tudo, la tête qui regarde, esta presente na exposição de SP, são marcos.
Mas Alberto Giacometti parece um homem com uma idéia única, a da figura esguia. Este Homem que Giacometti retrata é este ser desencantado, curvado, assoberbado, espantado mesmo, que caminha em busca de ser completado, caminha para se terminar, caminha porque não há onde ficar e sempre tem de ir em frente.
A pergunta que fica é: como pode o belo ser tão exíguo, tão simplório, tão heterodoxo?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s