Um livro: Nemesis, de Philip Roth

Nemesis
Image by liquidsunshine49 via Flickr

O nordeste dos EUA, no início dos anos 40 do século passado, vitimado por uma epidemia de poliomelite e pelos horrores da Segunda Grande Guerra, é o local onde Roth situa esta pequena novela. A desesperança e a dor grassam, vidas são destruídas e planos interrompidos. Bucky Cantor é um jovem promissor, que cuida do pátio da escola, onde os alunos se exercitam entre e após as aulas, aprendem conceitos básicos de sociabilidade e competição. Roth nos narra um calor senegalesco em plena Newark, mais preparada para os gélidos invernos do que para temperaturas acima dos 30 graus centigrados.

Todos adoram Bucky, que é amigável, prestativo, zeloso e honesto até a última gota de suor. Ele tem uma namorada linda, amigos bacanas e uma avó que cumpre o papel de mãe também, cuidando-o como ninguém. Embora míope, e a aí está a razão para não estar combatento no front, é um ás dos esportes. Admirado pelas proezas que realiza e mais ainda pelos ensinamentos que transmite aos jovens garotos de quem cuida, Bucky leva a vida pacifica e ordeiramente.

Mas a polio é poderosa naquela verão de 1944, não tem piedade e se abate sobre o bairro de Bucky como uma blitzkrieg.

Deus não pode estar certo, pensa Bucky, como pode permitir tantas atrocidades?

Roth a partir deste cenário investiga a culpa, a fé, a vida. O estilo é caústico, a narrativa flui sem muitos rodeios. A secura do texto combina com a aridez deste verão terrível, mas Roth, mais uma vez esquecido para o Nobel em 2011, segue nos dando ótimo material, que faz pensar. E é boa leitura, acima de tudo. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s