Não, Stieg Larsson não previu O Atirador da Noruega

Flag-map_of_Norway
Image via Wikipedia

O que o tal sujeito fez tem o poder de danificar as estatísticas. A Noruega tinha a décima taxa de homicídios mais baixa (0.8 por mil, dividindo o topo da lista com Austria, Fiji, Japão ) entre quase 200 nacoes, . As 76 mortes equivalem a colocar o pais este ano na companhia de países como Azerbaijão e  Romênia, com 2.4 por mil, quase 70 posiçoes abaixo.

A imensa popularidade que os escritores de ficção policial (crime fiction) escandinavos ganharam nos últimos anos, onde Stieg Larsson com sua multi mega milionária série Millennium é mestre-sala, porta-estandarte e comissão de frente, é bem capaz de suscitar em alguns a pergunta se tamanha voracidade e habilidade em descrever a violência não seria uma forma de se antever que a sociedade tinha isso nas suas entranhas?

Não há nada em Millennium que infiram algo parecido. A violência de Larsson é outra, do Estado contra seus cidadãos, e de homens imundos contra mulheres, por exemplo. O autor, porém, tem sim alguma conexão com o extremismo de direita, pois ele foi alvo por sua colaboração com as guerrilhas na África e América central, bem como por sua voz na revista Expo contra os grupos neo-nazistas suecos.  Mas ele mesmo julgava as organizações norueguesas como fracas e desorganizadas.

O atirador da Noruega é mais um cisne negro da década de terror, que se prolonga agora indevidamente além da morte de Osama. Aliás ,parece que cisnes negros estão se reproduzindo mais que coelhos por estes dias.

Se o que ocorreu vai mudar o panorama social e político da Noruega não sabemos. Mas isso já não seria um outro cisne.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s