Mais sobre Midnight in Paris

Shalva Kikodze. 'Paris', 1920
Image via Wikipedia

Com um filme tão fascinante como este, só o post aí de baixo não bastaria. Woody fez uma viagem tão instigante que sempre voltam coisas à minha cabeça, ao lembrar de cenas do filme e de sua proposta. Fiz algumas pesquisas. Neste momento todo mundo tenta decodificá-lo, até o NYT (veja link abaixo) fez uma reportagem explicando as personagens que o filme traz de volta à vida.  São nada menos que 18 (!) gênios e artistas que desfilam pela tela, 15 de uma época e 3 de outra. Entre eles todos, Woody deixa claro suas preferências, em minha opinião, pela forma como os apresenta e pelos diálogos que põe em suas bocas. Hemingway, por exemplo, parece ser o preferido número um. Através dele temos explicado não só o que é um grande amor (preste atenção nas cenas em que Gil está com ele no carro), mas também temos explicada a cobiça (por Adriana) e a inveja (Hemingway explica porque “detesta” qualquer outra obra de qualquer outro escritor). Quite a lot. Dalí, talvez o número dois. A cena com o mestre do Surrealismo é das mais impagáveis. Páreo duro neste disputa é Cole Porter, cujas canções se transformam no apoio de grande parte do filme (é bom que saia logo a trilha!). Gertrude Stein correndo por fora, aquela que tem opinião formada sobre tudo, dá um carão em Picasso e compra Matisses em profusão.  Buñel parece mais indeciso que Fitzgerald, e nem sequer entende o argumento de seu próprio filme! Da “Belle Époque” temos a competição entre Toulouse-Lautrec, Gauguin e Degas. Vence Lautrec, elogiado de cabo a rabo pela mítica Adriana.

O filme arrisca tornar-se a maior bilheteria de Woody em todos os tempos nos Estados Unidos, se superar Hannah e suas Irmãs, de vinte e cinco anos atrás. Falta pouco, só 17 milhões de dólares.

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