True Grit

Cover of "The Coen Brothers Movie Collect...
Cover via Amazon

Coen. Irmãos Coen.

A intenção é fazer você lembrar de um tiro certeiro, pois é difícil esses carinhas errarem. A revisita a Bravura Indômita (True Grit) é um acerto daqueles. Eles vêm empilhando um filme bom atrás de outro melhor, e faz tempo. Uma filmografia inventiva, criativa e acima de tudo, inteligente. Só para citar as últimas criações da dupla, lembremos “queime depois de ler” (Burn after Reading) , “um homem sério” (A serious man)  e ” onde os fracos não tem vez” (no country for old man) . De tempos mais remotos, temos maravilhas como “arizona nunca mais” (Raising Arizona), “Gosto de Sangue” (Blood simple) e  “Fargo“. É mole?

Em Bravura Indômita, abundam os diálogos bem escritos, as personagens emblemáticas, além do ótimo aproveitamento do cenário do velho oeste. O enquadramento das cenas é grandioso, e os Coen sempre escolhem os melhores ângulos, como no exemplo da ida da garota ao rio para apanhar água. A câmera nos coloca na perspectiva correta para acompanharmos  a surpresa que sucederá.

O filme não perde o ritmo nunca e arrancara de Jeff Bridges uma performance impagável. Mas os atores formam uma composição, nenhum papel é tratado com baixo esmero, nem o mais secundário, o que enriquece a todas as cenas.

Agora temos dois marcos/homenagens ao faroeste. Os imperdoáveis de Clint, nos anos 90 e este aqui.

É isso aí,

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s