Já sei quem vai ganhar o Oscar

Oscar icon
Image via Wikipedia

Este ano quase todos os filmes que tem alguma indicação ao Oscar já estão disponíveis nas telas brasileiras. É mais um sintoma da aceleração dos tempos. Em consequência, o número de brazucas fazendo as apostas nos seus candidatos favoritos com conhecimento das performances aumentou em proporções consideráveis e já chega perto do número de economistas de final de semana que criticam a ata do ultima reunião do copom na reunião de segunda na empresa e do número de técnicos de futebol em época de copa.

Vou ver a cerimonia no domingo em igualdade de condições com os americanos e em vantagem em relação a muitos países. Na França, por exemplo, ainda não estrearam várias dos filmes em competição.

No faz muito tempo não era assim.  Quase nada chegava nas telonas daqui antes de abril do outro ano.

Para um cinéfilo adorador de prêmios, a coisa ficava então difícil. Não havia elementos para sustentar a torcida por este ou aquele ator, atriz ou filme.  Eu ficava naquele situação onde a coisa descambava para o passional.

Como que a Michelle Pfeiffer nao iria ganhar como a cantora de Suzie e os Baker Boys? É claro que ela devia estar estupenda no filme, do contrário, como que aquela imagem do cartaz, com ela deitada em cima do piano do Jeff Bridges poderia ter causado tanta comoção em mim ? O fator de que eu achava ela uma deusa não tem nada a ver, ela era sim, óbvio, também, uma boa atriz.

Algumas coisas sempre foram barbada no Oscar, então também não precisava ver os filmes para acertar os ganhadores. Tipo ator personificando gente com qualquer tipo de doença, preferencialmente exótica, era tiro certo. Por isso, Dustin  Hofmann naquele ano do Rain Man foi com um pé nas costas. E o Tom Hanks como Forrest Gump igualmente melzinho na chupeta. A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai ser, mas o Oscar era como uma caixa de bis. Só saia bis de lá.

Diretores. Bem, aí valia a lógica de que se o cara fez um filme bom antes, como faria um ruim depois? Por isso, dava para apostar com certa segurança nos craques de sempre, como Ridley Scott (como Alien seria ruim depois do êxtase de Blade Runner? ) Aliás houve um tempo em que uma pessoa era julgada pelo número de vezes que ele tinha visto o Rutger Hauer se suicidar na frente de um ex- Hans Solo embasbacado).

Então, amanhã, a cerimônia com o maior numero de ícones culturais do ocidente por metro quadrado vai ser estranha. Eu já viu os filmes, não dá mais para ficar só no passional. Poderia parecer esquisito.

Por que a Natalie? Por que o Colin? Por que o Bale? Por que a Melissa Leo?

Lá no fundo eu sei. Mas se eu errar, o que importa? Para mim, eles ganharam.

É isso aí,

Advertisements

One thought on “Já sei quem vai ganhar o Oscar”

  1. Rutger cade vc?
    Vc nao viu a Jennifer em Inverno da Alma? Eu e Inácio Araujo torcemos por ela! A Portman pode ser ‘barbada, mas nao me tocou. E Melissa esta Impressionante. Merece tb. Ela fumando é mto rampeira. Genial.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s