11 Filmes para 2011 (e um de 2012)

Listas, listas, época de listas.

A má notícia é que em 2011, os top 11 movies you can’t live without estão muito mal distribuídos ao longo do ano. A boa notícia é que até a Páscoa, haverá muitas opções para os cinéfilos. Mas a entressafra vai ser longa, de abril a outubro. Depois, voltam algumas ótimas opções. Aconselho você a não se desesperar ainda, já que o cronograma de lançamentos costuma sofrer muitas alterações.

E a lista é a seguinte:

1. Hereafter (Além da Vida)- 7 de janeiro

Corra, meu caro, corra. Se você ainda não viu  A rede social e outras coisinhas de 2010, é melhor se apressar, pois já nesta sexta-feira 7  vem um belo filme da nova safra. O novo Clint, que mereceu uma ótima crítica da Isabela Boscov, de Veja, nesta semana. O cara parece que não erra mais, como provou em Invictus em 2009 e em Gran Torino o ano passado.  Matt Damon, que fez Invictus com o diretor declarou que topa qualquer filme com o Clint.

2.  Bravura Indômita (True Grit) – 21 de janeiro

Irmãos Coen. Faroeste. Jeff Bridges e Matt Damon (de novo!). Vá. Ponto.

3. Um lugar qualquer (Somewhere) – 28 de janeiro

Pois é, uma semana depois e já tem outra pérola. Depois de Encontros e Desencontros, temos de conferir o novo filme da Sofia Coppolla (quem diria que aquela garotinha que fez uma péssima aparição no filme do pai (O Chefão 3) se sairia uma ótima diretora?)

4- O cisne negro (Black Swan) – 4 de fevereiro

Este já anda por todas as listas de indicados a todos os prêmios, e o trabalho da Natalie Portmann vem sendo elogiadíssimo. Deve arrebatar alguns Oscars na semana anterior, por isso o lançamento vem a calhar.

5- Como você sabe (how do you know) – 4 de fevereiro

O que dizer quando temos Jack Nicholson e  James L. Brooks em uma comédia? Das últimas vezes, deu Oscar. E ele está nesta semana fatídica também, logo após a cerimônia de premiação dos homenzinhos dourados, que ocorre dia 25.1. Por que será, por que será?

Apesar disso, o filme não está com uma cotação muito boa no IMDB (5,3/10), mas em contrapartida, propõe um jogo bem curioso para responder a sua pergunta (como saber se você está amando). Vejam só:

Para jogar online, e descobrir se você está “in love”, entre aqui.

6- O discurso do Rei (the king’s speech) – 4 de fevereiro

Outro candidato a estatuetas, principalmente no quesito melhor ator, pois dizem que a interpretação de Colin Firth (que já tinha arrasado o ano passado no filme do Tom Ford) está sensacional como o rei gago.

7. Trabalho Interno (inside job) – 18 de fevereiro

tudo sobre a crise financeira de 2008. Um documentário muito elogiado. Uma de suas últimas chances para aprender como, a partir do colapso dos bancos Bear Stearns e Lehman Brothers e do resgate bilionário do AIG ($85 billioes de USD) o mundo mudou:

Os preços das casas nos USA caíram 32 % e hipotecas foram executadas em níveis recordes, o desemprego cresceu de 5% para 10% no intervalo de um ano e $700 bilhões de USD tiveram de ser lançados no sistema para salvá-lo do abismo.

8. Sobre homens e deuses ( Des Hommes et des Dieux) – 25 de fevereiro

Pela repercussão que este deixou em Cannes o ano passado, aqui está o candidato a filme francês do ano.

9.  Cópia Fiel (copie conforme) – 18 de marco

Para conferir se Juliette Binoche ganhou como melhor atriz em Cannes porque ela estava no poster do festival ou se porque realmente ela fez o seu trabalho de forma excepcional…

10.  Midnight in Paris – 7 de outubro

O Woody nosso de cada ano. O cara acaba de fazer 75 anos, é de se esperar ainda mais alguns…mas não muitos.

11. Sherlock holmes 2

Guy Ritchie realmente surpreendeu com o primeiro filme sobre o indefectível detetive, e o gancho para o segundo era uma obviedade. Os mesmos atores seguem na franquia e ganharam a companhia de ninguém menos que Noomi Rapace (a Lisbeth Salander dos filmes suecos). Arrá!

Estréia simultânea com os USA dia 16.12.

e de bandeja, um filme de 2012:

12. The Girl with the Dragon Tatoo – 10 de fevereiro de 2012

a primeira refilmagem de David Fincher, baseada na trilogia Millennium. Eles farão melhor que os suecos? Como caracterizaram Lisbeth Salander? Vão tirar as polêmicas e fazer um filme tipo cinemão, ou vão arriscar? Ver para crer.

E tudo sobre a trilogia e os filmes você encontra aqui mesmo no blog. É só ir na minha página dedicada.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s