Millennium: the story

 

Stieg Larsson's Milennium Trilogy
Image by Global X via Flickr

 

Tive acesso a um documentário, dirigido por Laurence Lowenthal, muito esclarecedor sobre Stieg, a Trilogia Millennium, e os desdobramentos do enorme sucesso desta série.  Nele, vemos a infância dificil de Stieg, criado pelos avós até os 9 anos, por razões não muito aprofundadas. O Pai e o irmão de Stieg, legítimos herdeiros da fortuna deixada pelo autor, não pareciam nada confortáveis nos seus depoimentos e fica claro que eles não eram parte ativa na vida de Stieg, e contribuíram, quando muito, bem pouco em tudo que diz respeito a ele. Ao contrario de Eva, a companheira de Stieg por 32 anos, que não aparece no documentário por estar impedida legalmente, mas mesmo assim Lowenthal consegue deixar evidente o papel e a importância dela para o escritor. A luta de Larsson contra o desenvolvimento dos movimentos neo-nazistas na Suécia fica bem explicada, através do depoimentos de Kurdo e dos atuais editores da revista Expo, da qual Stieg foi executivo-chefe. Da mesma forma, joga-se alguma luz sobre o engajamento do autor com movimentos revolucionários de extrema esquerda. São fornecidos também ótimos esclarecimentos acerca do processo de disputa da herança e da preocupação de todos com o destino que será dado a toda a criação intelectual de Larsson. Os depoimentos de Noomi Rapace e de Michael Nyqvist também são muito bons. Noomi inclusive manifesta-se contra qualquer esforço de publicação da famosa quarta parte da série, cuja existência foi recentemente confirmada.

Enfim, o documentário nos mostra muito sobre um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos. O primeiro autor a superar um milhão de copias vendidas no Kindle. Um cara extremamente workaholic, que ao invés de entregar apenas um manuscrito para aprovação da editora, entregou logo os dois primeiros volumes inteiros. Um cara que poderia escrever tranquilamente os dez volumes de Millennium. Mas tambem um cara que hoje poderia estar ao lado de Oliver Stone, tecendo loas a Hugo Chavez. Vai entender?

Para quem tem iTunes, o filme, de 50 minutos, está disponível para download na itunes Stores, de graça. Nos USA, alguns cinemas tem feito exibições deste documentário, também de graça, em uma iniciativa que poderia ser repetida por aqui. Vale a pena, principalmente para quem curte a trilogia, e quer entender como a formacao e as circuntancias da vida de Stieg Larsson foram o estopim para Lisbeth Salander e Michael Bloomkvist.

É isso aí,

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s