Dicas para melhorar o trânsito em São Paulo

São Paulo, Restaurant Week e uma reserva no La Vechia Cucina (delícia).  Bastaram alguns atrasos para o tema trânsito vir à tona, entre ataques maciços ao couvert estupendo. As brilhantes coisas simples, mas que funcionam, para resolver o trânsito da cidade, foram novamente enumeradas.  Com esta inspiração, edito esse post de 2008, já que a CET ainda não ouviu, e por conseqüência, nenhuma das medidas foi implementada (ainda…).

Vamos lá:

1. Acabar com as valas intransponíveis nos cruzamentos.

          Já perceberam o quanto isso dimunui a velocidade? É impossível manter o carro em um bom ritmo, porque para atravessar estes verdadeiros fossos secos sem quebrar a suspensão do seu veículo, só quase que parando o carro e passando em primeira marcha. Disseram à mesa ontem que foi coisa do Maluf…..

2. Não trocar o nome das ruas e avenidas por praças.

          Muitas pessoas não são tão familiarizadas com a cidade em todos os seus bairros, e muitas vezes as pessoas precisam das placas para se orientar e fluir no trânsito. Mas como saber se você está certo, se você esperava cruzar a Av. Europa, e o que aparece para você na plaquinha azul é “Praça do Vaticano”? Ou Avenida Ibirapuera virando “Praça do Pombo” ?  O que é isso?

3. Onda verde

       Alguém tem de estudar melhor o sincronismo dos semáforos em certas avenidas de alto fluxo. Certamente que não é bom para o trânsito como um todo o fato de que mal os carros entram em velocidade já estão parando de novo por causa do próximo semáforo. Alguém já ouviu falar de semáforos inteligentes aí?

4. Proibir dobrar à esquerda em avenidas de alto fluxo

       Exemplo: Avenida Brasil. É impressionante o que um único veículo que se prepara para fazer uma conversão à esquerda produz de congestionamentos. A solução, além de proibrir a conversão, é diminuir até o número de cruzamentos possíveis para dar ainda mais fluidez. Não pode ser que cada quadra tenha um semáforo.

5. Construir pequenos viadutos em cruzamentos de alto fluxo

        Cruzamentos cujos semáforos duram dois minutos são insuportáveis. Ponto.

6. Nivelar as tampas de bueiro

        é uma catástrofe. Que constem nas estatísticas como verdadeiros buracos. Alguns bueiros certamente têm a capacidade de destroçar com alinhamento e balanceamento de rodas.

É isso aí, ou pelo menos é o que me lembro agora. Posso ter perdido algo, inebriado pela vitela tone, que foi acompanhada por um Catena. Vai saber.

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