O Geógrafo não perdoa: Erros de “Encontro Explosivo”

Sempre atento!

É uma bela diversão o filme “Encontro Explosivo”, com Tom Cruise e Cameron Diaz. Excelentes cenas de ação e ritmo bem desenvolvido, bons diálogos que proporcionam risadas soltas. Mas os meus olhos não ficam isentos. Eu não consigo deixar de mencionar duas, digamos, “licenças” da produção:

1. Quando a ação se desloca para a Espanha, a cidade escolhida é Sevilla, e há uma espetacular cena de perseguição nas ruas estreitas da cidade. Mas resolveram dizer que era dia de San Fermin e colocaram uma corrida de touros pela ruas da cidade andaluza. Os touros, é certo, correm à solta na rua no Dia de San Fermin…. em Pamplona. Vejam neste link a fúria dos sevilianos com esta licença poética:

2. Agora estamos no Chile, em uma cena de praia. Os protagonistas rumam para o Cabo de Hornos (a legendagem brasileira não se dá ao trabalho de traduzir, deixa “Cape Horn” mesmo). Na placa, duas distâncias:
Santiago 1200km
Cape Horn 3275km

Ora, O Cabo de Hornos está na última ilha do continente americano, na direção da Antártida, após a Bahia Nassau, sendo impossível o acesso por terra. Somando-se as milhas naúticas da passagem desde Puerto Williams, pode-se estimar que o Cabo está a 3800km, mais ou menos, de Santiago. É, portanto, imposível estar a 1200km de Santiago e a 3275km do Cabo. Supondo que o filme queira situar os protagonistas entre as duas cidades, isso equivaleria a uma distância de 4475km. O Geográfo não perdoa, quer exatidão total.

Cortesia de http://www.patagonia-chile.com
Advertisements

2 thoughts on “O Geógrafo não perdoa: Erros de “Encontro Explosivo””

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s