Todos os olhos de “O segredo dos seus olhos”

São olhos estranhos os de Isidoro Gómez, o investigado, o o acusado do crime hediondo do qual tomamos conhecimento nas primeiras cenas do filme. São olhos muito estranhos e frios. É claro que o título do filme remete a estes olhos. Que são também olhos desafiantes, seguros, senhores de si, confiantes. E depois, muito depois, olhos que ainda estão lá, ainda olhando, mas que já morreram.

Mas temos os olhos densos de Benjamin Es-pó-si-to. Em flashback, olhos ansiosos, atormentados. No presente, olhos perdidos, olhos atônitos. Olhos que não revelam os sentimentos, olhos sem tradução simultânea, de legendagem impossível.

Já os olhos apaixonados da “doctora Hastings” são transparentes, nos deixam ver dentro deles, escondem muito pouco. São olhos claros de uma pessoa apaixonada, ainda que sérios, austeros, cheios de pose, quando a flagramos no passado e, no presente, olhos conformados, que perguntam: “Qual o segredo para levar uma vida vazia?”
E os olhos esbugalhados de Pablo Sandoval. Quase um Marty Feldman portenho. Grandes olhos simpáticos, quatro na verdade, do sujeito a quem não devemos temer nunca. Olhos cheios de graça e inocentes até.
São olhos perturbados os de Morales, sempre perturbados, a qualquer tempo. Carregam o desespero, evidente de qualquer ângulo.
Enfim, todos os olhos revelam e guardam, antecipam e rememoram. São tantos os segredos que até surge a dúvida: será que o título é por aquele personagem mesmo?

A nós cabem os olhos embasbacados, pois tantas coisas vêem e admiram que não há cristalino que não brilhe mais que o normal. Se você for olhar, pode ter certeza que a menina, aquela menininha dentro dos teus olhos, vai ficar pequena. Vá ver, quer dizer, vá olhar.

É isso aí,

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s