Cash is King. E a Estratégia, é o que?

Em momentos de crise aguda, surfando a rampa de descida do V, como foi para muitas empresas o final de 2008 e o primeiro semestre de 2009, assegurar a sobrevivência era tudo o que importava. Nestes casos, o cash management assume a dianteira e passa a ser prioridade absoluta. Toda a cadeia de valor tem de ser revisitada para a busca de oportunidades de geração de recursos. Prazos de pagamento, postergação de gastos, redução de despesas em geral passa a ser a tônica. Entramos na gestão do Urgente. Estes dias vi um depoimento de Luíza Trajano, onde ela dizia: “Para atravessar ilesos a crise, coloquei o fluxo de caixa no bolso e guardei a chave”. É o normal.

Mas as empresas precisam ter a consciência de que na fase da subida, a Estratégia é que manda. O Urgente sempre tem de ser feito, não há dúvida, mas não podemos passar muito tempo sem dar atenção àquilo que é Importante. E às vezes, no que se refere à gestão de caixa, o Importante entra em conflito com o Urgente.

O Urgente assegura a sobrevivência, mas não a permanência. A Permanência, ou sustentabilidade, como queiram, é assegura por uma ótima Estratégia, bem feita, criadora de vantagem competitiva, e bem executada.

Em 2010, para muitas Indústrias, é a volta do crescimento, do aquecimento da demanda, é hora de desengavetar planos de expansão. É, acima de tudo, hora de olharmos atentamente para a Estratégia, para as alavancas de valor, que, vejam só, vão se configurar nos instrumentos de garantia de fluxos (de caixa) futuros. Não há crescimento sem investimento, não há crescimento com melhoria de caixa no curto prazo, salvo em raríssimas exceções, e em nichos de mercado específicos. Segue aqui um exemplo da HP, veja o que diz a CFO mundial do grupo, quando perguntada sobre o balanço entre eficiência e crescimento:

Cathie Lesjak: Getting your cost structure right is the enabler to growth, so we’ll always be focused on both cost initiatives and growth. In 2010, we are definitely taking additional cost actions because we’re always going to do that, but we’re also making more significant investments to cover our total addressable market.

Cash is King. Mas a Estratégia é o Primeiro Ministro: Nas monarquias mais consolidadas, o Rei tem lá sua influência, mas o poder também está com o Primeiro Ministro.

É ou não é?

Advertisements

One thought on “Cash is King. E a Estratégia, é o que?”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s