Alice no país das maravilhas (3) – Tim Burton e os desafios do livro de Carroll

E a lagarta? Talvez nem todos se lembrem bem, pois obviamente o Coelho, o Chapeleiro e o Gato são figuras mais presentes ao longo de toda a narrativa, mas a lagarta….bem, a lagarta aparece para ajudar Alice em suas reflexões sobre mudança….E Tim Burton, aparentemente fez uma escolha muito feliz para este papel, que foi entregue a Alan Rickmann. É um ator muito expressivo, com personagem marcantes como o terrorista implacável de Duro de Matar e certamente familiar ao público mainstream por sua participação na série Harry Porter. Uma imagem da lagarta foi recentemente divulgada e pode ser vista aí abaixo:

Mas como dizíamos, a Lagarta surge na estória para ajudar Alice, que andava extremamente preocupada com suas mudanças repentinas. Para surpresa total da menina, a lagarta convive bem com as suas mudanças, e ela é uma espécie (sem trocadilhos!) de PhD em mudanças, digamos assim. Afinal, ela sabe que virará “outra coisa” em breve. Ele será Crisálida e depois Borboleta, e nada disso a espanta.

Em um momento brilhante e elucidativo, para que Alice entenda que ainda é a mesma pessoa, apesar das mudanças a que está sendo submetida, a Lagarta apela para a memória da menina: “Recite Você está velho, Pai William“. E Alice, ainda que trocando algumas palavras, e mesmo versos inteiros, lembra-se do poema. E como memória não pode ser implantada, ainda, Alice ainda é Alice.

Quase já se despidindo, Alice exclama para a Lagarta: “Gostaria de que as pessoas não se ofendessem tão facilmente”. “Você vai se acostumar”, responde a Lagarta. Sábias palavras!

Em tempo: os dois primeiros posts desta série podem ser vistos se você clicar nas tags correspondentes aí ao lado.

É isso aí,

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s