Alice no País das Maravilhas (2): Tim Burton e os desafios do livro de Carroll

Continuamos listando as passagens emblemáticas de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, preparando-nos para o que pode ser o filme de Tim Burton.

Depois da cena da queda no poço, objeto do primeiro post desta série, um outro evento sensacional é quando Alice se encontra com 25cm de altura, após beber de uma garrafa misteriosa, tentando sair para o jardim encantador que havia avistado pelo buraco da fechadura do salão em que se encontrava. Neste momento, o conselho que ela se dá (“em geral me dou ótimos conselhos, embora raramente os siga!”) foi de tentar comer o bolo que havia no local, acreditando que ele também certamente teria poderes especiais. “Se me tornar maior, alcanço a chave e abro a porta, se ficar ainda menor, posso passar por debaixo da porta“. Genial!

A esta passagem segue-se uma que, no meu entender, resume um pouco a leitura metafórica do livro. O bolo, de fato, produz um efeito estranho, e Alice, espantada com os fenômenos que se sucedem, exclama:

Meu Deus, meu Deus, como tudo é esquisito hoje! E ontem tudo era exatamente como de costume. Será que fui eu que mudei ontem à noite? Deixe-me pensar: eu era a mesma quando me levantei hoje de manhã? Estou quase achando que posso me lembrar de me sentir um pouco diferente. Mas se não sou eu mesma, a próxima pergunta é: Quem é que eu sou? Ah, essa é a grande charada!”

Ambas passagens pode suscitar muitas interpretações, uma das mais óbvias diz respeito às inquietudes da adolescência, mas a que mais me agrada é aquele que considera que Carroll estava fazendo uma grande reflexão sobre a evolução do ser humano: como se sentir a evolução de si mesmo? Como lidar com as memórias do que fomos no passado? A integridade do ser é dada pela consciência de nossas experiências, é ou não é?

A Alice de Tim é bem crescidinha, e pode muito bem filosofar também.

É isso aí,

Leave a Reply

