House, MD – crítica da 6ª Temporada…até agora

A sexta temporada de House é um choque anafilático direto da TV, sem trocadilhos. Com a parada da exibição de episódios novos neste pequeno recesso de final de ano, dá para tomarmos fôlego e analisar o que vem sendo mostrado, neste que parece ser um momento crítico da série.

Após um começo interessante, com o primeiro episódio do ano tendo o Dr. House como paciente, – inovador, porém longuíssimo e às vezes sem ritmo – a série nos brindou com ótimas sequências na clínica, com o “testa-de-ferrro” Foremann se vendo em apuros e tendo sempre que recorrer ao mestre para salvar os pacientes. Uma das minhas sequências favoritas é quando House não pode falar, e faz uma espécie de “Imagem & Ação” com seus colaboradores. Genial!

A partir da morte do paciente e ditador Dibala, no segundo episódio, a temporada destila uma série de questões éticas primorosas e, pode sim, chocar com brilhantismo. Exemplos? Aos montes: temos a questão de acobertar a causa mortis de Dibala e toda a filosofia sobre se é lícito ou não matar um ditador, porque ele é um assassino que pratica uma chachina étnica em seu país. Eu te encubro, tu me encobres e se ninguém descobre, saímos todos ilesos. A coisa chega até House, que participa da operação salvamento de Chase, porque quer garantir a sua equipe. Mas a própria esposa de Chase o deixa, o que é conveniente para House, que não tem vaga para todos, e precisa trazer 13 de volta. Mas ela o deixa não porque ele matou Dibala, mas porque não se entregou e sucumbiu ao “esquema” do Dr. House…..

Mais a frente, pelo sexto episódio, vemos o foco da trama se deslocar para Wilson (sempre achei este personagem meio apagado) e sua defesa entusiasmada da eutanásia…ótimo momento.

Enfim, não faltaram questões maiúsculas até o momento, morte, conflitos éticos relevantes e tudo o mais. Parece que ao chegar ao sexto ano, a série precisa ousar mais para sustentar-se. Ganha o público.

É isso aí!

Advertisements

One thought on “House, MD – crítica da 6ª Temporada…até agora”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s