HBO Rome

Aproveitando a onda de promoções para séries de TV, acabei finalmente assistindo a Roma, super produção da HBO de alguns anos atrás. Emendei as duas temporadas. O que achei? Bem, é um must, sem dúvida, ainda que a segunda temporada seja menos eficiente ao prender a atenção do espectador ao longo dos seus 10 capítulos. A série vale por um punhado de fatores, entre eles:

1. Humanização: quantas vezes não vimos Roma retratada de uma forma idealizada, a cidade sendo um ícone de limpeza e traços arquitetônicos elegantes, o luxo como uma ubiqüidade? Em Rome da HBO, o que salta aos olhos é a crueza da vida dura do período pré-medieval: a sujeira impera nas ruas, corpos aprodecendo nos rios e bueiros, as casas como verdadeiras pocilgas, exceto, claro, as da nobreza. Prevalece também a apurada pesquisa histórica nas cenas de intervenções médicas, com as “operações” sendo feitas obviamente sem anestesia, e com “instrumentos” elementares, como martelos e pregos.
2. Atores: as escolhas da minissérie foram corretíssimas, principalmente Júlio César na primeira temporada, Servília, Átia e os heróis Pullo e Voreno. Marco Antonio é a encarnação perfeita do cafajeste na segunda fase, e Cleópatra é retratada como uma ninfomaníaca insana e ardilosa.
3. Ousadia: as cenas de sexo e violência foram abordadas com muita ousadia e naturalidade. Como ambas ajudam a compor o cenário histórico da época, não houve gratuidade nem apelação.
4. Reconstituição histórica precisa: Nas roupas, no caos da cidade, na imundície, na pobreza, nas doenças, tudo estava lá. Cabe notar também o apuro com que foi mostrada a religiosidade da Roma-pagã, pré-cristianismo.

Por tudo isso, vale a pena.

É isso aí!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s