Law and Order : SVU

Ultimamente tenho me dedicado um pouco a alguns seriados de TV. O que se pode apreender assim? Bem, se você estiver diante de algo inteligente, pode render. No caso, trata-se de Law and Order, com o subtítulo, special victims unit. O pessoal mais fanático certamente poderia dar todos os detalhes, mas não é meu caso. Foi por acaso que comecei a ver, e gostei. Vejam só quantos ensinamentos em um só episódio:

a) Sem hipocrisia. O seriado retrata a sociedade americana, e bem. Neste episódio em questão, ao mostrar uma unidade investigatória da polícia em busca de um molestador sexual de crianças, não hesita em acusar padres e rabinos de pedofilia. Ou seja, o time conservador pode ter feito um enorme estrago político por lá, mas daí a concluirmos que a América é um bando de moralistas enrustidos vai um longo caminho. E não protegem os judeus como seria de supor.

b) Auto-crítica. o caso, ao avançar, bate às portas de um questionamento maior da sociedade, e do papel da mídia na socialização. A conclusão é devastadora, ao mostrar o nível de exposição ao indizível a que estão sujeitas nossas crianças.

c) Realidade inescapável. Explorando o caso das comunidades judaicas mais ortodoxas, o episódio também mostrou que a realidade alcança a todos, não há como fugir, mesmo dentro dos altos muros e portões fechados dos condomínios. É melhor, portanto, que o todo fique melhor, para que a vida melhore.

E basta, além de tudo, foi divertido.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s