O novo papel do CFO

Esta semana participei de um evento que se prupunha a discutir o papel do CFO nestes tempos pós-modernos e nos tempos que virão. (como será que se chamará aquilo que virá depois da pós-modernidade?)

As constatações dos painelistas e da platéia (only CFO´s) foram mais ou menos óbvias, passando do papel mais estratégico do CFO atualmente, à incorporação de atividades como Risk Management, RI e outras.

Eu me atrevi a expor as questões que mais me afligem:
Como assegurar que a empresa tenha flexibilidade para mudar? Aprender o Novo? Fomentar a inovação?

O fato é que vi alguns colegas “fugindo da raia” nesta discussão. Mas ela não pode ser jogada para baixo do tapete. Ela é o que importa. O raciocínio é simples:

Tomemos o exemplo da capacidade de mudar. Há muito que já sabemos que não adianta termos uma ótima estratégia; se não há execução perfeita, de nada adiantará. Pois há que se complementar: se não há a capacidade de mudar rapidamente a Estratégia, pois assim pode requerer a velocidade das mudanças de ânimos dos mercados, de nada adiantará sabermos executar bem. Estaremos executando o errado.

A outra aflição tem que ver com a única força motriz capaz de gerar valor sustentável para as empresas hoje em dia: a capacidade de inovar constantemente. Ora, já sabemos que o processo de inovação é caótico, difuso, difícil de se medir, agarrar. Quem é que não tem um exemplo de inovação que surge de um erro, um acaso qualquer? Pois bem, e como então não se afligir se o principal fator capaz de agregar valor é este monstro incontrolável? Pois é, para mim o CFO tem de por o neurônios para funcionar justamente aí. Não para controlar o processo de inovação, isso seria apenas paranóia. E sim para tentar capturar se estão dadas as condições para a inovação florecer. Como? Bem, para mim, inovação é função do grau de confiança existente em uma Organização. Explico isso depois.

É isso aí.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s