Crítica do cinema francês II : Horas de Verão

Gente,
Horas de Verão é um filme magistralmente elaborado. Não dá para dizer menos. Quer um exemplo? A cena de despedida da família, logo a um terço do filme. É fantástico como em dois segundos o autor consegue mudar inteiramente a atmosfera e transmitir o sentimento de Helène de uma forma vigorosa num piscar de olhos.
Todos os diálogos são precisos, extremamente “reais” e transmitem muita crebilidade, graças ao ótimo trabalho dos atores também, claro. Mas a essência de tudo, o pano de fundo do que se discute ali pode passar desapercebido quando se está tão inebriado pelo que se vê. Eu fui salvo pela Dani (hi, love!) que foi direto ao ponto: a discussão é sobre valores. O que é mais importante, o individuo ou a sociedade? O que vamos deixar ou o que vamos aproveitar (consumir) ? A família ou o Eu?
Uma discussão sempre pertinente. Curioso como o autor usa um merchandising (Philips) a seu favor. O bendito telefone que foi um presente, fica o filme todo relegado ao último plano, esquecido sobre a mesa, nunca usado. Será que o fabricante ficou satisfeito com o resultado?
E as questões que afligem a França veem à tona: a perda de sua importância no cenário da globalização, seus filhos que se vão, desprezando sua cultura,….
Mas de uma coisa pelo menos eles não precisam ter medo: a força do seu cinema segue fenomenal. Alons enfants!

Outro aspecto muito curioso do filme, é como ela faz uso de obras de arte reais. É o caso de Degas, que tem uma peça quebrada e que vai ser restaurada, de Redon, presente com dois painéis, de Corot, cujos quadros retraram via de regra paisagens, Majorelle, com uma escrivaninha que realmente se pode ver no Museu d’Orsay, e Bracquemont, com seus vasos. Deixo aqui com vocês a reprodução de dois quadros de Corot:

Recollections-of-Mortefontaine,-1864-small

Two-Figures---Working-in-the-Fields-small

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