Mais sobre a trilogia Millennium de Stieg Larsson – vol. 2

Já comentei sobre o livro 2 da série millennium aqui, quando ainda estava no meio do caminho para completar a leitura. Pois bem, agora que um final de semana me possibilitou devorar as últimas 200 páginas, podemos completar a análise deste tijolo que leva o título “A menina que brincava com fogo”

Muita criatividade do Stieg Larsson nesse segundo volume, sem dúvida alguma. A história de fundo são três assassinatos que põe a personagem principal sob suspeita (não estou contando nada a mais do que já está na contra-capa), mas antes de a trama “pegar”, Stieg dá pano para manga, como no primeiro volume, mas desta vez ele investe em enredos paralelos mirabolantes, a la james bond. O fato é que ele criou um livro independente do primeiro, mas para quem leu os dois, muitos vínculos puderam ser estabelecidos, inclusive satisfazendo a curiosidade sobre o passado de Lisbeth, a heroína (se é que tal personagem pode ser caracterizada assim!). A destreza de Stieg é a mesma, o que reforça a tese de que os livros foram escritos ao mesmo tempo, quase. Ressalte-se porem a profusão de personagens secundários que foram introduzidos nesta segunda trama, trazendo muita dispersão, já que muitos dos quais não foram devidamente aprofundados. Fica-se sem saber a que vieram. E que é talvez o mais incrível, Stieg fez os dois personagens principais interagirem muito, mas de um modo muito peculiar. Para muitos, esta decisão pode deixar uma sensação esquisita ao mesmo tempo que produz uma ansiedade pelo terceiro tomo.

O enredo não poderia ser mais intricado e mirabolante, principalmente o final, muito pensado para o cinema, talvez. Mas, apesar de todas estas ressalvas, pena que acabou. Vamos para o volume 3!  E falando em pensado para o cinema, resta saber quando chegarão os filmes produzidos com base na trilogia e que já estão saindo por toda a Europa. Alô, distribuidoras: comprem que queremos ver! Deixo aqui um trailer do primeiro filme para todos saborearem.

 

É isso aí.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s