Crítica do Cinema Francês – I

Inaugurando o que pretendo que se torne uma série por aqui, vale a pena olharmos com atenção para os franceses “Entre os muros da escola” e “Há muito tempo que te amo“, dois ótimos exemplares da safra 2008 do cinema francês.

Há muito tempo…” que entrou em cartaz na semana passada em SP é um filme intrigante, ousado pelo tema que aborda. É dificil contar algo sobre ele sem tirar a graça de vê-lo. Mas acredite, qualquer coisa que se revele, vai roubar um pouco do prazer destas duas horas que você vai passar no cinema. O mínimo que você precisa saber é que se trata de uma história sobre duas irmãs que não se veem faz muito tempo, algo como quinze anos. As personagens de Kristin Scott Thomas e Elsa Zilberstein estão ótimas, principalmente a última, que faz um papel mais contido, mas que se revela nas expressões sutis da atriz. Kristin tem mais dificuldades no papel, falado em francês, onde notadamente ela não consegue ficar tão à l’aise…O pano de fundo é de difícil digestão, mas é tratado com competência neste belo exemplar da cinematografia gaulesa. Faz muito que o cinema francês é mais ousado nos temas que propõe, e este é um exemplar nítido desta característica. Ótimo e faz pensar um monte!

Entre os muros” fez muito sucesso quando foi lançado, causou polêmica entre professores, e foi visto em certos meios até como menor, já que, supostamente os problemas que nossos mestres enfretam em nossas escolas públicas dão de lavada nos problemas da sociedade francesa, ainda que o extrato social do filme seja majoritariamente de imigrantes africanos e de outras ex-colonias da França.  É uma bela injustiça com este filme. Eu o vi como o retrato de um desencaixe muito maior, entre ricos e pobres em geral, da globalização, de gerações. É bacana a sacada de filmar com alunos reais e não atores, realmente “sentimos” a verdade o tempo todo.  E paira no ar o tempo todo uma visão bem humanista, algo também prometido em “O visitante”, que comentaremos em breve.

é isso aí!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s