Felicidade

Acabo de ler “Felicidade” de Eduardo Gianetti. Este livro é anterior ao ” O valor do amanhã”, e de um estilo bem diferente, mas na essência, as preocupações de Gianetti são mais filosóficas do que econômicas, em ambos os livros. Com a diferença de que no primeiro, a discussão do valor das coisas apenas é tangenciada, enquanto que no segundo, ela embasa toda a obra. É ótimo o estilo em “Felicidade”, fazendo com que personagens discutam as questões como se estivessem em saraus intelectuais do mais alto nível. Díficil imaginar quatro caras conversando da maneira como o autor propõe, mas isto não implica em dano ao conteúdo do livro.

A discussão sobre o que é felicidade, como ser ou não feliz, o que precisamos para isso, é excelente. O cotejo das idéias das diferentes correntes de pensadores é feito de maneira clara e didática. Os “textos preparatórios” que os participantes dos saraus ficam incubidos de fazer e distribuir aos demais membros para fomentar as conversar acabam ficando como verdadeiros cânones para referências futuras.

 Gianetti traz de forma sensacional a discussão da felicidade desde a Grécia antiga e põe ênfase no debate sobre a aparente contradição de vivenciarmos um um progresso civilizatório inquestionável, mas ao mesmo tempo não sermos mais felizes que nossos antepassados. É uma discussão essencialmente crítica da visão iluminista do mundo, que apregoava que a medida em que o progresso fosse sendo conquistado, o Homem poderia ser mais feliz.  Mas as pesquisas provam: mais renda não traz mais felicidade, mais acesso a tecnologia não trz mais felicidade. E agora?  o que fazer? Negar a ciência e nos recolhermos na mata, para sermos mais felizes ?  Leia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s