A Lógica do Perú

Ainda livros: fiz duas ótimas leituras, recentemente: O Cisne Negro e Previsivelmente Irracional, e curiosamente, são “opostos que se atraem”. O Cisne Negro fala da nossa absoluta falta de capacidade para desenvolver planos que levem em conta o improvável. Como diz Taleb, o autor, somos como perús na véspera do Dia de Ação de Graças. Se recebemos comida nos últimos mil dias, é óbvio que receberemos comida hoje também….mas, como sabem todos, neste dia, não tem comida para os perús, eles vão para a degola. Desafiando nossos cérebros, infinitamente mais capacitados que os dos pobres perús, está a constatação de Taleb, de que não somos atilados o suficiente para entender que o inesperado sempre acontece e altera todos os planos.  É uma ótima leitura, Taleb, além de se ater aos temas que podem auxiliar qualquer pessoa que tenha de elaborar planos, budgets, forecasts e que tais, é um ótimo contador de estórias.  É bacana navegar com ele pelas águas do “Mediostão” e do “Extremistão”. Eu recomendo. Ou alguém já viu um Budget que não seja a pura evolução daquilo que já existe e que “prevemos” que vai continuar exatamente igual? 

Previsivelmente Irracional de Dan Ariely, ataca justamente pelo lado contrário, buscando mostrar que o comportamento humano, que pode parecer muitas vezes totalmente tresloucado, é assim porque somos assim. O comnportamento irracional, baseado no emocial, é absolutamente lógico e provável, e muito humano. Portanto, previsível! É muito interessante desbravar as experiências que embasaram as pesquisas de Ariely.

Temos portanto dois livros que aparentemente se contradizem, mas é o contrário: O improvável acontece, e muito e pode ser previsto, por mais paradoxal que pareça, se soubermos detectar a fagulha que o fará emergir das profundezas do racional/emocional.

Intrigante. Espero ter confundido todo mundo, o que não era nada provável, muito menos previsível!

 

tchau.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s