Os homens que não amavam as mulheres

O Janeiro foi de muita leitura, reavivando um velho hábito. Dá até para inaugurar um anova seção aqui, de resenhas. Este calhamaço do título (520 páginas) é o primeiro de uma trilogia, e muito envolvente. Há que se ter um pouco de paciência para deixar a trama deslanchar, mas lá pela pág 150 ficará difícil de largar o referido tijolo. Acomode-se bem e disfrute. É certo que é preciso um pouco de estômago em algumas passagens, mas Stieg Larsson, o autor, estava a fim de chacolhar nossas convicções e morais. O livro gira em torno de uma tentativa de desvendar um mistério que já perdura quarenta anos, no seio de uma família de empreededores suecos, que construíram um grande conglomerado industrial. A sobrinha-neta de um dos poderosos teria sido assassinada, e o assassino não deixou rastros. Não dá para contar muito mais sem já ir desvendando partes suculentas da trama, portanto…..

Desenvolvem-se algumas outras tramas paralelas, algumas até que poderiam ter sido evitadas, tanto que para mim, o livro chega ao seu ápice na página 400, depois decai um pouco. Mas é sem dúvida acima da média, não é só uma leitura de férias, tem bons pontos para discussão e reflexão. É extramente interessante mergulhar nos aspectos peculiares da vida na Suécia, onde está ambientado o livro, e de onde é o autor. É uma realidade distante da nossa, e para quem gosta de navegar um pouco para fora do seu habitat natural, o livro oferece bons toques sobre uma das sociedades mais evoluídas do planeta, que tem os seus problemas, como todo leitor sacará de imediato.

Os dois outros volumes da trilogia ainda não chegaram ao Brasil, mas espero que cheguem logo. Uma coisa é certa: eles são leituras independentes, ou seja, todos os mistérios desta primeira trama são desvendados dentro do próprio volume.

Para quem se interessar, já uma filmagem pronta para cinema e TV, com estréia marcada na Escandinávia neste mês de fevereiro. Veja o link http://www.yellowbird.se/index.php?option=com_seyret&Itemid=4&task=videodirectlink&id=137 

É isso aí.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s