À solta na mostra

Pois é….um cara com tempo pode se dar ao luxo de certos pequenos prazeres que no corre-corre agitado da pós-modernidade nos parecem a todos quase impossíveis, como por exemplo garimpar filmes na 32ª Mostra de Cinema de São Paulo. Comento para vocês os dois primeiros que assisti:

1. Moscou, Bélgica. (bélgica)

O título chamou a atenção, mas logo descobri que não haviam subvertido a Geografia. Moscou, no caso, é um bairro de classe média de uma cidadezinha Belga, onde vive Matty e suas três crianças. Matty conhece Johnny em uma cena hilária de acidente de carro. A relação dos dois evolui do ódio para a ternura, mas o filme não retrata isso de forma piegas, nada descamba para o sentimentalismo. As situações do cotidiano são retratadas de forma impecável e sempre surpreendem. Johnny quer Matty a qualquer custo, como última forma de se ajustar ao mundo. Matty resiste, porque ainda apegada a um mundo que não volta mais. Um quer começar de novo, o outro não quer que o velho termine, e este jogo vai nos envolvendo saborosamente. E tem um belo final.

2. Duska (holanda)

Ver este filme foi uma experiência interessante, no CCSP, em sessão gratuita. Os tipos que compunham a platéia já fizeram valer o espetáculo. A mostra também tem disso, percebi.

O filme é difícil, transcorre quase que sem dialógos, mas mostra com sabedoria o drama da solidão, do desencaixe social. Bob faz tudo para ficar sozinho e é desajeitado demais para os temas do amor, incapaz da arte da conquista. Quando Duska chega em seu apartamente ele se desespera, tudo o que ele quer é continuar sozinho. Mas o destino prega peças, e vai colocar Bob na pele de Duska……Difícil, mas interessante.

Bem, chega de Benelux então. Oxalá ainda dê tempo (claro que vai dar!) para ver outros. Conto para vocês aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s