Fusões e Aquisições – O trade-off Independência vs. Integração

É…fusões e aquisições, este vai ser um tema recorrente aqui. Vamos falar sobre o que temos estudado a respeito, e o que temos observado no mundo real, principalmente o mundo real das grandes corporações.

Para começar, o básico: Por quê as empresas fazem isso? Pode parecer espantoso que indaguemos isto, mas vale a pena falar, pois de tão óbvio, fica desapercebido.

Pois bem, é óbvio que as empresas se fundem, compram outras, se aliam em Joint Ventures para ganhar competitividade, escala, obter sinergias, se posicionar melhor no mercado, não é mesmo? Diga-me um jargão do Management, que ele se adequa aqui. Mas……

Na verdade, pare para pensar até um segundo antes  da decisão. O que têm as empresas que querem se fundir?

Resposta: elas têm um problema de reputação. Se não estão performando bem no mercado, se têm dificuldades com sua rentabilidade, se não conseguem reter talentos ou satisfazer as ambições dos acionistas, é porque algo vai mal. Esclareço que falo de reputação, usando o termo em seu significado para os teóricos Neo-Institucionalistas. Reputação, ou Legitimidade é a busca de todas as empresas para manterem-se competitivas no mercado.

E aí começa a luta para resolver o trade-off entre independência e integração. Explico:

Para sair da situação de baixa reputação no mercado, os caminhos são vários, mas sempre se estará pisando em um terreno onde ou se preservar a independência da companhia ou não. Por exemplo, a empresa pode decidir por firmar contratos de longo prazo com outros parceiros visando obter um outro portfolio de produtos, pode decidir oferecer parte do poder de decisão (e assento no Board) para incorporar uma empresa menor, e pode, no maior nível de integração possível, decidir entrar em uma JV. Nesse caso, ela estará cedendo muito de sua autonomia, deixando de ter independência e tendo de ter muita integração. Simples assim. Ficou claro?

O gráfico abaixo pode lhe ajudar no meu raciocínio:

integração vs. independência

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s